A partir de licitação que teve como vencedora a Operadora de Telefonia Claro, o Governo Federal expandiu para todas as regiões do País a implantação de sinais de internet, com tecnologia digital.
Ocorre que a exemplo de muitas ações desenvolvidas no ambiente público, parece haver um descolamento entre a realidade e a necessidade. Senão, vejamos:
1 – Em 2010, muitas escolas foram beneficiadas com computadores, com a ideia de implantação de um laboratório de informática;
2 – Em regiões com baixa qualidade do sinal ou ainda, sem sinal e sem que antes a comunidade escolar tenha sido preparada para manusear e preservar estes equipamentos, muitos foram danificados com pouco tempo de uso;
3 – Além do citado no item 2, um outro componente deixou de ser observado, infraestrutura. Assim, escolas com quantidades mínimas de salas e sem forro, instalações elétricas inadequadas e outros elementos essenciais faltando, muitos destes equipamentos ficaram encaixotados, depreciando placa mãe e outros periféricos sem que nem mesmo tenham sido ligados;
4 – Ao assumir o Governo em 2013, a Prefeita Valéria, juntamente com a Secretaria de Educação optou por fazer um levantamento, e muito do que já fora relatado antes é objeto deste diagnóstico inicial;
5 – Em seguida, o desafio foi resolver os problemas. Em se tratando dos técnicos, o caminho foi optar pela manutenção corretiva, momento em que surgiu outro problema: Encontrar peças de reposição, já que os computadores positivos vendidos para o Governo Federal parecem ter sido resultantes de uma linha de produção exclusiva. Assim, o caminho encontrado foi de a partir de dois computadores, fazer um, desde que ficasse em total funcionamento.
![]() |
Alunos no laboratório de informática |
Esta e outras ações ajudaram a colocar alguns laboratórios em funcionamento e a partir de 2014 Araioses já passou a dispor de Escolas com laboratório de informática adequado às demandas da comunidade escolar e até mesmo da comunidade situada em torno da escola, a exemplo da Unidade Escolar Santa Teresinha.
E como problema pouco é bobagem, os técnicos da empresa contratada para implantar o projeto ainda chegaram em Araioses com 26 kits essenciais para a implantação faltando. A meta do Governo Federal é que até dezembro de 2015 esta ação de implantação do sinal de internet nas escolas rurais esteja concluído.
Vamos acompanhar.
Ainda temos o problema da falta de torres de transmissão próximo às escolas, o que contribui para que o sinal não seja alcançado ou a qualidade seja ruim.
Blog da Secretária de Educação de Araioses
http://dicionariodearaioses.blogspot.com.br
0 comentários:
Postar um comentário