Com os recursos do Ministério da Saúde empenhados desde o final da administração anterior, a construção da “Quadra da Saúde” foi iniciada por Valéria e depois de quase um ano e meio parada, neste dia 10 de novembro do presente ano a data de entrega venceu. E a obra não passa de uma estrutura deteriorada e longe de acabar.
Desde 2011, o Ministério da Saúde vem promovendo a implantação e implementação de pólos da Academia da Saúde nos municípios brasileiros. Os pólos são espaços físicos dotados de equipamentos, estrutura e profissionais qualificados, com o objetivo de contribuir para a promoção da saúde e produção do cuidado e de modos de vida saudáveis da população.
Tudo isso já é uma realidade em muitas cidades brasileiras, onde idosos, jovens e adultos podem se exercitarem e desfrutar de bons equipamentos ao ar livre e gratuitos (Projeto da Academia da Saúde original). Mas se depender da prefeitura de Araioses, embora os recursos sejam federais e ao município coubesse apenas executar a obra, os araiosenses parecem que nunca vão ter tal privilegio.
A atual administração que desde o inicio provou não está nem um pouco preocupada com nossos jovens e principalmente nossos idosos, acabou com os diversos programas sociais que o município possuía voltados à prevenção e melhoria da saúde da terceira idade. Quem não lembra; todos os dias nossos idosos passarem por nossas ruas para se reunirem para dançarem, para capoterapia, aula de canto e artesanato. E nossos jovens! Os programas PETI e PROJOVEM, sem falar em outras iniciativas como os cursos de instrumentos musicais para formar nossos jovens para as fanfarras de João Peres e da sede.
Para piorar, recebem uma obra, que seria uma complementação a todas essas outras iniciativas na área da saúde, e fazem dela mais um transtorno social. Pois a obra é mais uma vitrine para os araiosenses da incompetência do governo de Valeria e do mau uso do dinheiro público.
O local se tornou ponto freqüente de usuários de drogas, assustando moradores vizinhos e pescadores que usam a ultima rampa para desembarcarem, muitas vezes tarde da noite. Alem de não contribuir com a beleza do principal cartão postal dos araiosenses, o Viva Araioses, a construção inacabada pode representar perigo a segurança do Fórum da comarca de Araioses, que conta com um pequeno contingente na segurança e lida com casos periculosos deste município e Água Doce.
A estrutura aparenta esta abandonada. E mesmo durante o dia parece não agradar freqüentadores da praça, a circular pelas proximidades do local.
O que se questiona novamente é para onde foi o dinheiro que devia ter sido empregado na obra?Por que ela não foi concluída no tempo previsto?
Outra irregularidade percebida pela nossa redação foi a ausência do numero do convenio na placa. Há um padrão que deve ser seguido rigorosamente. E novamente a administração de Valeria desrespeita o povo araiosense.
Marcio Maranhão
0 comentários:
Postar um comentário